Vou extrair um dente, o que comer?

Você agendou a extração de um dente ou acabou de passar pelo procedimento cirúrgico. As orientações pós operatórias são muito importantes e lhe trará uma recuperação que ajuda a evitar as intercorrências tão indesejáveis, dentre elas o tipo de alimentação.

O que comer

Coma: Sorvete

O sorvete está no topo da lista do que você pode comer após uma extração dentária, especialmente no verão. Ele é gelado e cremoso, então você consegue ingerir sem problemas mesmo quando sua boca está sensível. Como o sorvete é frio, ele ajuda a minimizar qualquer inchaço natural que possa ocorrer na boca.

Escolha o sorvete com cuidado, no entanto. O cremoso é ideal logo após a cirurgia, uma vez que não exige tanto dos músculos da mastigação ao comer. Você também deve evitar coberturas ou confeitos sólidos em cima do sorvete. E lembre-se de tomar o sorvete em um copo, não na casquinha.

Coma: Sopa fria

Sopas cremosas, mornas ou frias também são ótimas para comer após a extração de um dente. Se for verão, no entanto, você pode preferir uma sopa fria em vez de uma tigela de caldo morno. A sopa não é apenas fácil de comer após a cirurgia, mas também contém muitos nutrientes e, em alguns casos, proteínas, para ajudar os músculos faciais a se sentirem melhor. Para evitar qualquer desconforto, certifique-se de que a sopa esteja o mais cremosa possível antes de comê-la. Alguns pequenos pedaços de legumes cozidos ou massas na sopa não devem causar problemas, mas você deve evitar qualquer coisa que exija muita mastigação.

Coma: Shake de frutas

Frutas frescas da estação ou de sua preferência. Uma das melhores maneiras de saboreá-las depois de extrair um dente é na forma de shake. Basta adicionar iogurte as frutas e bata no liquidificador até ficar bem cremoso.

Coma: Ovos mexidos

Desde que não estejam muito quentes, os ovos mexidos são outra boa escolha após a extração dentária. Eles são leves, ricos em proteínas e não exigem muito esforço para mastigar.

O que não comer

Evite: Alimentos condimentados e ácidos

Talvez você goste de colocar um pouco de molho picante nos alimentos que come durante o dia, mas depois de extrair um dente, a melhor coisa a fazer é deixar o molho de lado e ir com calma. Se você já sentiu a ardência de uma pimenta, sabe que os alimentos condimentados podem irritar a gengiva e a boca. E como a irritação externa é a última coisa que você quer sentir durante a cicatrização da boca, é melhor esperar até que o dentista diga que está tudo bem antes de desfrutar de seus temperos favoritos. Da mesma forma que os alimentos condimentados, os alimentos ácidos podem irritar a boca após a extração dentária e também devem ser evitados.

Evite: Aperitivos crocantes

Durante a primeira semana após a extração do dente, evite lanches crocantes, mesmo aqueles que podem ser frios ou não tão duros. Além de serem difíceis de comer quando a boca está dolorida, também existe a chance de que alguns pedaços fiquem presos no alvéolo dentário. Coma apenas alimentos moles até que o dentista diga o contrário.

Canudos e outras preocupações

O uso do canudo logo após a extração de um dente causa um movimento de sucção que pode aumentar o risco de desenvolver alveolite seca. Para minimizar o risco dessa complicação, é melhor tomar pequenos goles de bebidas frias após a cirurgia, sem canudo.

Para manter a boca saudável, geralmente é bom começar a escovar os dentes novamente na primeira noite após a extração. Mas seja o mais cuidadoso possível, use uma escova dental de cerdas macias e evite escovar muito próximo do local da extração.

Boa recuperação!

Fonte: Colgate

Deixe um comentário