O câncer e a sua boca- quimioterapia e a atuação do dentista.

Sim, vamos falar sobre o tratamento do câncer e as implicações na boca.

Os impactos do diagnóstico de um câncer, traz ao paciente e seus familiares uma série de demandas que envolvem o tratamento. Quimioterapia, radioterapia, efeitos colaterais enfim, cuidados que na maioria das vezes ultrapassam os esclarecimentos e recomendações do seu médico.

Um dos efeitos colaterais mais comuns, é o que afeta a boca e pode fazer com que o seu tratamento atrase ou seja interrompido.

A quimioterapia age tanto nas células cancerígenas como nas células saudáveis, o que não exclui a sua boca. Dentes, tecidos moles, gengivas e glândulas salivares podem ser afetados, em alguns pacientes mais, outros menos, dependendo do quimioterápico e das condições gerais e bucais de saúde do indivíduo.

Os efeitos mais relatados são:

  • Boca e gengiva dolorida
  • Boca seca( xerostomia)
  • Infecção
  • Ardência
  • Descamação ou inchaço da língua

Por que devo procurar o dentista?

Ele é o profissional que irá atuar em todas as fases do cuidado.

Preventiva – Vá ao dentista antes de iniciar seu tratamento oncológico, as questões mais graves acontecem quando a sua boca não está saudável. É o primeiro passo do cuidado com sua boca. Veja bem, a ação preventiva não quer dizer ausência de efeitos colaterais. O dentista irá verificar os seus dentes, realizar exames de imagem, tratar os problemas bucais e dar as orientações de como você deve higienizar a sua boca além da periodicidade dos retornos.

Durante o tratamento oncológico – Os efeitos colaterais precisam ser amenizados e o dentista pode lhe assegurar tratamentos com ótimos resultados. A sensação de ardência, queimação, aparecimento de lesões, mucosite, precisa ser tratado o quanto antes. O foco aqui, é mantê-lo livre das infecções além de controlar o desconforto e garantir que você continue se alimentando. É importante também, que examine sua boca diariamente e fique atento ao aparecimento de lesões ou presença de qualquer um dos efeitos acima mencionados. Se você for um cuidador, redobre a atenção, pacientes com dificuldades em manifestar sintomas podem ter efeitos colaterais agravados rapidamente.

Hidratação é fundamental, se possível, beba muita água.

Um dentista que faça atendimento domiciliar pode trazer mais conforto para o paciente nestes cuidados. É exatamente o que a equipe Oral Home Care pode fazer por você.

Pós tratamento- A depender do tratamento oncológico realizado, alguns efeitos colaterais podem persistir por um tempo maior, por isso é importante a continuidade do acompanhamento.

Na nossa próxima publicação, falaremos especificamente sobre o câncer de cabeça e pescoço, a radioterapia e as implicações de boca.

Deixe um comentário